Aprenda como ajudar crianças e adolescentes a estudar Química

A Química e a Física talvez sejam as disciplinas que os pais têm mais dificuldade em ajudar seus filhos. Certamente não se lembram de muita coisa e, por isso, não se arriscam a dar palpites.

Mas vale reforçar que a nossa série de dicas de estudo nunca pretendeu tornar nossos leitores, pais e mães professores particulares. Nossa ideia sempre foi dar orientações que fundamentem um estudo eficiente para seu filho, demonstrando, inclusive, que estes momentos de ajuda podem ser agradáveis e de aprendizado mútuo.

É fundamental que você saiba que a Química vista no ensino fundamental trabalha conceitos básicos da disciplina e, geralmente, é ministrada no formato de experimentação, onde se dá a associação da teoria com a prática.

Como os temas são bem simples, a melhor forma de ajudar seu filho é procurando curiosidades na internet acerca dos assuntos abordados, histórias de alguns cientistas importantes ou documentários. Note que você é um incentivador, um contador de histórias, fugindo completamente do estereótipo do pai/mãe que passa a madrugada estudando a matéria para ensinar aos seus filhos. Não acredito que isso seja o adequado.
A professora Cybele Gomes esclarece que, no ensino médio, seu filho verá Química Geral, Físico Química e Química Orgânica e, provavelmente, apresentará dificuldades em Cálculos Químicos (estequiometria). Ela lembra que, neste caso, você conseguirá ajudar um pouquinho mais, pois o aluno terá que dominar habilidades como interpretação, conversão de unidades de medida e proporção. Então, abuse dos seus conhecimentos para auxiliá-lo tabela periódica!

Lembre-se: só a prática fará com que seu filho seja um craque na estequiometria ou em qualquer outro assunto da Química. Reforço que na nossa primeira coluna desta série falamos sobre a Prática Distribuída. Assim, vale utilizar as orientações daquele texto para auxiliar seu filho a montar um esquema que defina o volume de exercícios a serem feitos e quando fazê-los e refazê-los.

Outra boa dica é assistir junto com o seu filho algumas videoaulas sobre assuntos em que ele apresenta dificuldade. Peça para ele explicar o conteúdo, fazendo exercícios ou experimentos para você. Além de estudar, será uma excelente oportunidade de estreitar seu relacionamento com ele!

Para ficar acompanhado com a tabela periodica atualizada, visite o nosso site.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *